Quando a temperatura cai, o cabelo também precisa de atenção para continuar saudável ao atravessar os meses mais gelados do ano – e, para conseguir isso, o ideal é adotar uma rotina de cuidados regrada durante o inverno.

  • gerenciador
  • 5 de fevereiro de 2021

Quando a temperatura cai, o cabelo também precisa de atenção para continuar saudável ao atravessar os meses mais gelados do ano – e, para conseguir isso, o ideal é adotar uma rotina de cuidados regrada durante o inverno. 

E não pára por aí: após o término da estação, também pode acontecer de os fios ficarem danificados (ainda mais se você tiver pulado alguma etapa do ritual de cuidados). Pensando nisso, a Celina Locks Beauty preparou um guia sobre como cuidar do cabelo durante e após o inverno.

1. Banho com água morna

Em primeiro lugar, a água quente tira o cabelo de óleos naturais, fazendo com que seu cabelo fique danificado. Além disso, o calor abre a cutícula, o que eventualmente leva a cabelos excessivamente porosos. Neste ponto, seu cabelo torna-se extremamente seco e quebradiço

Pode parecer que não, mas a água quente do chuveiro pode causar lesões no couro cabeludo e favorecer a oleosidade e o aparecimento de seborreia – essa, por sua vez, é capaz de causar queda capilar.

Para fugir desse ciclo, opte sempre por uma temperatura mais amena. Se, para você, água gelada (apesar de ser o ideal, por fechar as cutículas dos fios e deixá-los mais brilhosos) pode ser uma tortura, vá de água morna. Se for corajosa o suficiente, jogue (rapidinho!) um jato de água mais fria no cabelo, só para terminar o enxágue e aumentar o brilho dos fios.

2. Suplementação

Tudo que você coloca em seu corpo sai pelo seu cabelo. Em outras palavras, uma dieta saudável é crucial quando se trata de prevenir o cabelo seco no inverno.

Muitos super-alimentos contribuem para um cabelo saudável, e aqui listamos alguns deles  para se concentrar no inverno:

Vegetais de folhas escuras (como espinafres e brócolis) – Estes alimentos são carregados com Vitamina A e C, que estimulam o couro cabeludo a produzir mais sebo natural e condicionam o cabelo.

Ácidos graxos/Omega-3 (como peixe e nozes) – Estes nutrientes hidratam seu cabelo e promovem o crescimento saudável do cabelo (você também pode tomar em forma de suplemento).

Alimentos ricos em biotina (ovos, aveia, cogumelos) – A biotina é o ingrediente chave para o crescimento saudável do cabelo. Incorporá-la à sua dieta é extremamente necessário.

Água – Nada vai hidratar seu corpo mais do que beber água suficiente todos os dias. Certifique-se de beber pelo menos 2 litros por dia. 

3. Hidratação profunda

 Seus cabelos perderão umidade nos dias frios. Então aqui vai uma dica: por que não colocar umidade de volta?

Nesses meses, use máscara de hidratação profunda e óleos naturais para evitar que o cabelo se torne ressecado ou quebradiço. Os produtos hidratantes funcionam utilizando umectantes que atraem moléculas de água e promovem a retenção de umidade.

4. Controle o uso do secador

Para não precisar sair com o cabelo molhado, nem ter que esperar os fios secarem naturalmente, muita fazem o uso excessivo do secador. E tudo bem, contanto que os seguintes cuidados sejam adotados: usar proteção termoativa nos fios antes de expô-los à alta temperatura; usar um produto finalizador e, ainda, evitar usar o aparelho todo os dias. 

Após a secagem, finalize e dê polimento aos fios com o Gloah, ele perfuma, contém proteção FPS, dá brilho,  hidrata os cabelos e controla o frizz.

5. Chapéu ou touca só com o cabelo seco. 

A frase tão conhecida, “Todo mundo fica mais elegante no inverno” faz ainda mais sentido quando tiramos os chapéus, turbantes, toucas e outros acessórios do armário.

Além de deixar o look mais sofisticado e quentinho, eles são úteis para proteger o cabelo do frio e do vento. Porém, para que sejam apenas benéficos, anote essa dica: é importante só usar esses acessórios sobre o cabelo totalmente seco. Abafar as raízes ainda úmidas com um chapéu pode causar coceira, caspa e favorecer a proliferação de fungos na região.

Guarde essas dicas preciosas e mantenha a saúde do seu cabelo em dia  durante e após o inverno!